A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os
primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a
importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as
tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os
elementos da cultura indígena.
Sancionada em 11 de março de 2008, a lei obriga as escolas a incluir elementos
da cultura indígena no currículo escolar, determina que os sistemas normativos
das culturas afro-brasileira e indígena integrem o conteúdo do Ensino
Fundamental e Médio, dando ênfase às áreas de Literatura, Artes e História,
tanto na rede particular quanto pública.
Tal exigência é vista como uma iniciativa rica que resgata uma questão
importante da escola, propiciando aos alunos maiores oportunidades de conhecer
o processo de construção do país, bem como compreender a história indígena do
passado e do presente, inclusive os aspectos positivos dessa população em
relação à cultura brasileira.
A lei tende a beneficiar a formação curricular, visto que irá gerar abordagens
inovadoras em relação à história indígena nas escolas.
Vale ressaltar que essa nova lei oferece ao aluno a oportunidade de reconhecer
as matrizes culturais que fizeram parte da história do seu país, pois a
abordagem realizada nas escolas estava voltada para a história europeia, sendo
desprezadas as sociedades africanas, sul-americanas que apresentam uma íntima
relação com a história do Brasil.
É de suma importância que os professores busquem meios de se informar a
respeito dessa cultura, tanto antigamente como na atualidade, podendo
desenvolver com seus alunos um trabalho competente e gratificante.
Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si
próprio, oferecendo ao aluno condições para estar em contato com as tradições
de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando sua
valorização, promoção e preservação.
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